| Programa Educando para a Sustentabilidade – Projeto Horta na Escola Projeto Educando para a Sustentabilidade do CPMO vai além da merenda saudável com produtos sem agrotóxicos O Centro de Pesquisa Mokiti Okada - CPMO desenvolve o Projeto Educando para a Sustentabilidade na Escola Estadual Paulino Nunes Esposo, em Gruno bairro de Parelheiros, extremo-sul de São Paulo, SP. Desde 2006, este projeto, em parceria com a Subprefeitura de Parelheiros, contempla a introdução de produtos sem agrotóxicos advindos da Agricultura Natural na merenda escolar, a importância do uso adequado do solo e a preservação e valorização do meio ambiente no trabalho com os alunos. O projeto ampliou-se e evoluiu. Alimentação mais saudável e nutritiva para as crianças, introdução de novos hábitos alimentares, melhoria da qualidade de vida e do processo de aprendizagem, educação ambiental, reutilização de materiais, resgate histórico da região e reconhecimento do potencial local, trabalho coletivo e valorização pessoal foram alguns dos benefícios deste projeto. Cerca de 1000 alunos de 5ª. a 8ª série acompanham o processo da produção à colheita, aprendendo sobre preparo do terreno, plantio de hortaliças, condimentos e plantas medicinais e participando da preparação da merenda junto com as merendeiras. A horta possibilita explorar a multiplicidade das formas de aprender. Disciplinas, como Ciências, Matemática e Português, tornaram-se grandes aliadas dos alunos sendo que em dias determinados as aulas dessas disciplinas são realizadas na horta. Sem contar que com uma alimentação mais saudável, houve uma melhoria na capacidade de aprendizagem. O projeto agrega pomar, viveiro, estudo de sistema de captação de águas pluviais para irrigação e produção de horta em casa de pais de alunos e facilita a Inclusão social pela capacitação nas atividades desenvolvidas no projeto. Pelos seus benefícios gerados, abrangência e importância, foi um dos dez projetos de sustentabilidade sócio-ambiental que venceu a primeira edição do Prêmio "Minha Comunidade Sustentável" , em outubro de 2008, promovido pela revista Carta na Escola e pela ONG Ação Educativa, de São Paulo. | |